A grande competitividade entre as empresas
nesse novo cenário de globalização, independente de seu ramo de atuação ou
tamanho, além das incertezas e riscos naturais inerentes ao seu negócio e ainda
o crescimento da violência, ascensão do crime organizado, desequilíbrio social
e a desestruturação dos órgãos de segurança pública, as obriga a se organizarem e planejarem
racionalmente as suas despesas e investimentos a fim de evitarem desperdícios ou perdas operacionais, criando assim até uma vantagem competitiva. É nesse
contexto que a segurança empresarial surge como ferramenta estratégica para
agregar valor aos processos empresariais e não somente como a protetora de
pessoas e ativos.
A Segurança Empresarial deverá ter uma visão
macro do objetivo da empresa, portanto, deverá ser inserida nas decisões
estratégicas da organização, afinal caberá a essa mitigar todas as formas de
perdas, desvios, fraudes e outras atitudes delituosas que possam prejudicar e
até mesmo paralisar o negócio.
Com
essa inserção da área da segurança nas decisões estratégicas da empresa, caberá
aos profissionais que atuam na segurança à busca de novos conhecimentos e
aperfeiçoamento profissional, surgindo assim o Gestor de Segurança,
profissional que tem o papel importantíssimo de planejar e organizar segurança,
prevenir riscos e reduzir prejuízos ou perdas, integrando todos os setores e recursos
da empresa de forma planejada. Esse profissional deve ter visão sistêmica e
totalmente atualizada das mudanças do mercado no qual atua.
Também
ficará a cargo dos gestores o planejamento, a organização, gestão, e a
orientação do uso dos recursos tecnológicos, físicos, humanos e financeiros das
instituições públicas ou privadas. Assim sendo, é o gestor que
planeja atividades e cria métodos, projetos e processos e ainda organiza o
correto funcionamento dos diversos setores de uma empresa para garantir a
circulação, confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade das
informações.
Atividades
de um Gestor de Segurança
• Gerir departamento ou assessorar
efetivamente, setores e áreas relacionadas à segurança patrimonial em
Instituições Públicas e Privadas;
• Atender e adequar as empresas à
rigorosidade da legislação pertinentes ao segmento de segurança privada;
• Elaborar ou assessorar efetivamente no
planejamento estratégico de segurança, que possua um mínimo de análise crítica
dos indicadores da conjuntura socioeconômica, política da empresa contratante e
de seus clientes;
• Identificar e analisar de riscos
envolvidos na atividade principal e de apoio das organizações com o objetivo de
auxiliar na definição de políticas de segurança e diretrizes que assegurem a
continuidade dos negócios;
• Elaborar ou assessorar projetos
integrados de segurança física e eletrônica alicerçados em parâmetros técnicos
e legais;
• Aplicar as técnicas e conceitos adquiridos
nas práticas de prevenção às perdas patrimoniais e no gerenciamento de crises e
de riscos à integridade física das pessoas;
• Identificar possíveis situações
geradoras de Crises com a utilização método de identificação, para obter e
aplicar os recursos necessários à antecipação, prevenção e resolução de uma
crise.
Características
desejáveis:
Dentre as desejáveis características que o
administrador de empresas deve ter, podemos citar:
-
senso de oportunidade e senso de responsabilidade;
-
objetividade;
-
iniciativa;
-
senso de prioridades;
-
empreendedorismo;
-
capacidade de intermediar possíveis conflitos;
-
habilidade para trabalhar em equipes e liderá-las;
-
pensar e agir calmamente (mesmo sob pressão);
-
autoconfiança;
-
capacidade de planejamento, decisão, negociação, organização e de resolver
problemas;
-
práticos;
-
dinamismo.
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