quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O Gestor da Segurança




     A grande competitividade entre as empresas nesse novo cenário de globalização, independente de seu ramo de atuação ou tamanho, além das incertezas e riscos naturais inerentes ao seu negócio e ainda o crescimento da violência, ascensão do crime organizado, desequilíbrio social e a desestruturação dos órgãos de segurança pública, as obriga a se organizarem e planejarem racionalmente as suas despesas e investimentos a fim de evitarem desperdícios ou perdas operacionais, criando assim até uma vantagem competitiva. É nesse contexto que a segurança empresarial surge como ferramenta estratégica para agregar valor aos processos empresariais e não somente como a protetora de pessoas e ativos.
     A Segurança Empresarial deverá ter uma visão macro do objetivo da empresa, portanto, deverá ser inserida nas decisões estratégicas da organização, afinal caberá a essa mitigar todas as formas de perdas, desvios, fraudes e outras atitudes delituosas que possam prejudicar e até mesmo paralisar o negócio.
     Com essa inserção da área da segurança nas decisões estratégicas da empresa, caberá aos profissionais que atuam na segurança à busca de novos conhecimentos e aperfeiçoamento profissional, surgindo assim o Gestor de Segurança, profissional que tem o papel importantíssimo de planejar e organizar segurança, prevenir riscos e reduzir prejuízos ou perdas, integrando todos os setores e recursos da empresa de forma planejada. Esse profissional deve ter visão sistêmica e totalmente atualizada das mudanças do mercado no qual atua.
     Também ficará a cargo dos gestores o planejamento, a organização, gestão, e a orientação do uso dos recursos tecnológicos, físicos, humanos e financeiros das instituições públicas ou privadas. Assim sendo, é o gestor  que planeja atividades e cria métodos, projetos e processos e ainda organiza o correto funcionamento dos diversos setores de uma empresa para garantir a circulação, confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade das informações.



Atividades de um Gestor de Segurança

        Gerir departamento ou assessorar efetivamente, setores e áreas relacionadas à segurança patrimonial em Instituições Públicas e Privadas;
        Atender e adequar as empresas à rigorosidade da legislação pertinentes ao segmento de segurança privada;
        Elaborar ou assessorar efetivamente no planejamento estratégico de segurança, que possua um mínimo de análise crítica dos indicadores da conjuntura socioeconômica, política da empresa contratante e de seus clientes;
        Identificar e analisar de riscos envolvidos na atividade principal e de apoio das organizações com o objetivo de auxiliar na definição de políticas de segurança e diretrizes que assegurem a continuidade dos negócios;
        Elaborar ou assessorar projetos integrados de segurança física e eletrônica alicerçados em parâmetros técnicos e legais;
        Aplicar as técnicas e conceitos adquiridos nas práticas de prevenção às perdas patrimoniais e no gerenciamento de crises e de riscos à integridade física das pessoas;
        Identificar possíveis situações geradoras de Crises com a utilização método de identificação, para obter e aplicar os recursos necessários à antecipação, prevenção e resolução de uma crise. 
 
Características desejáveis:

Dentre as desejáveis características que o administrador de empresas deve ter, podemos citar:

- senso de oportunidade e senso de responsabilidade;
- objetividade;
- iniciativa;
- senso de prioridades;
- empreendedorismo;
- capacidade de intermediar possíveis conflitos;
- habilidade para trabalhar em equipes e liderá-las;
- pensar e agir calmamente (mesmo sob pressão);
- autoconfiança;
- capacidade de planejamento, decisão, negociação, organização e de resolver problemas;
- práticos;
- dinamismo.

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